Resistores: o código de cores padrão
- fabioceccatto
- 4 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2021

A maioria dos resistores com potência de até 3W, são identificados por cores, num código padrão.
Os de potência maior (de fio) vem com o valor em ohm escrito em sua lateral e o do tipo SMD (muito pequenos, usados em montagens de superfície), utilizam um código numérico (que não vamos abordar aqui).
O código de cores é feito por várias ‘bandas de cores’ que, juntas, especificam o valor da resistência, a tolerância e, às vezes, a confiabilidade ou taxa de falha do componente.
Essas ‘bandas’ podem variar de três a seis.
Resistor de 3 bandas: começamos a leitura pelo lado onde a cor está mais à esquerda, sendo que a primeira é o primeiro dígito, a segunda é o segundo dígito e a terceira é o multiplicador. Nesse caso, como não existe uma quarta que indicaria a tolerância, ela é de 20%.

Resistor de 4 bandas: começamos a leitura da mesma maneira que o resistor de 3 bandas. A diferença é que a cor da quarta banda nos indica a tolerância. Geralmente são cores metálicas (prata ou ouro).

Resistor de 5 bandas: ainda geram bastante confusão para aqueles que estão habituados à leitura do código de cores dos resistores de 3 e 4 bandas.
Começamos a leitura pelo lado onde a cor está mais à esquerda, sendo que a primeira é o primeiro dígito, a segunda é o segundo dígito, a terceira é um terceiro dígito. Já a quarta é o multiplicador e a quinta é a banda da tolerância. Observe que a última é um pouco separada das outras, ajudando a identificar o lado correto para iniciar a leitura.

Exceção: alguns resistores mais antigos podem apresentar a quarta banda com a cor prata ou ouro. Nesse caso, as duas primeiras bandas representam os dígitos, a terceira o fator de multiplicação, a 4ª a tolerância e a 5ª é o coeficiente de temperatura (ppm / ˚C).
Resistores de 6 bandas: geralmente são de alta precisão. A 6ª banda especifica o coeficiente de temperatura e eles são utilizados em equipamentos muito específicos como os militares, por exemplo. Como não nos interessam, não falaremos deles aqui.

As cores do código
Observe na tabela que cada cor recebe um número: preto = 0, marrom = 1, vermelho = 2 e assim por diante. No componente, cada banda tem apenas a cor, então a gente “decifra” o código lendo as cores para identificar o número representado por ela.

Observação: em resistores para alta tensão, às vezes as cores ouro e prata são substituídas por amarelo e cinza, para que o componente não contenha partículas de metal em seu revestimento, evitando assim, algum centelhamento indesejado.
Exemplo 1
Na tabela, o primeiro resistor é um de 4 bandas. As duas primeiras são dígitos, a terceira o multiplicador e a quarta, a tolerância.
Temos:
1º dígito = marrom = 1
2º dígito = preto = 0
3º dígito = laranja = 1.000 (ou 1K, porque o K representa 1000) - esse é o multiplicador
4º dígito = ouro = tolerância
Então:
marrom (1), preto (0), laranja (1K) e ouro (5%).
O valor será:
10 x 1000 = 10.000Ω (ou 10KΩ), com tolerância de 5%.
Na tabela temos um outro resistor, mas com 5 bandas:
1º dígito = marrom = 1
2º dígito = preto = 0
3º dígito = preto = 0 - nesse caso, também é dígito
4º dígito = vermelho = 2 - multiplicador
5º dígito = marrom = 1%
Então:
marrom (1), preto (0), preto (0), vermelho (100) e marrom (1%).
O valor será:
100x100 = 10.000Ω (ou 10KΩ), com tolerância de 1%.
Exemplo 2
Temos um resistor de 4 bandas, com as cores: vermelho, roxo, preto e prata.
Então o valor será:
27x1 = 27Ω, com tolerância de 10%.
Temos um resistor de 5 bandas com as cores: marrom, preto, preto, prata e ouro.
O valor será:
100x1 = 100Ω, com tolerância de 5%.
Se você ficar na dúvida quanto ao código de um resistor, pegue seu multímetro e faça a medição do componente.
Referência:
Fábio Ceccatto de Macedo
Comentarios